Home » Excel 2010 » Como utilizar as funções de data e hora do Excel?

Como utilizar as funções de data e hora do Excel?

Ao digitarmos uma data no Excel, mesmo aparecendo em formato semelhante ao de um calendário, é na verdade, armazenado pelo Excel uma sequencia numérica que vai de 1 a 65.380. Essa sequencia também é chamada de número serial, e  corresponde às datas de 1 de janeiro de 1900 a 31 de dezembro de 2078.

Para os dias, referimos a parte inteira, e para as horas, a parte decimal. A partir das funções de data e horas vamos analisar e trabalhar com valores de datas e horas nas fórmulas.

A função DATA() retorna o número de série de uma determinada data.

Sintaxe:

=DATA(ano;mês;dia)

Onde:

DATA é o nome da função;

ano, um número de 1900 a 2078 no Microsoft Excel para Windows.

mês, número que representa o mês do ano.

dia, numero que representa o dia do mês.

Se o mês for maior que 12 e/ou o dia maior que o número de dias do mês, então soma o número de meses e/ou dias ao valor especificado. Exemplo: DATA(90;14;2) retorna o número de série que representa 2 de fevereiro de 1991.

A função HORA() retorna a hora correspondente a núm_série. A hora é retornada como um inteiro, variando de 0(12:00 A.M.) a 23 (11:00 P.M.).

Sintaxe

=HORA(núm_série)

Onde:

HORA é o nome da função.

Núm_série é o código de data_hora usado pelo Microsoft Excel para cálculo de data e hora. Você pode retornar núm_série como texto, tais como “16:48:00” ou “4:48:00 PM”, em vez de número. O texto é automaticamente convertido em um número de série.

Para conhecer mais funções relacionada a datas e horas, clique aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO