Home » Excel 2010 » Como e quando devo utilizar uma Tabela Dinâmica?

Como e quando devo utilizar uma Tabela Dinâmica?

Uma tabela dinâmica é uma tabela interativa que você pode usar para resumir rapidamente grandes quantidades de dados.

Como um relatório de tabela dinâmica é interativo, você e outros usuários pode reordenar os dados em linhas ou colunas, filtrar dados ou ver detalhes de áreas de interesse calculando resumos diferentes.Os campos da tabela dinâmica são:

Campos de Filtros de Relatório: Trata-se do tipo de dado a ser filtrado e exibido em sua tabela dinâmica.

Campos de Coluna: Trata-se de um ou mais campos de uma lista ou tabela de origem que serão exibidos nas colunas da tabela dinâmica.

Campos de Linha: Trata-se de um ou mais campos de uma lista ou tabela de origem que serão atribuídos a uma orientação de linha na tabela dinâmica.

Campos de Valor: Trata-se da parte da tabela que exibe os valores de texto com a função de resumo cont.valor, e os dados numéricos com a função soma.

Captura_sem_título_011816_111625_AM

Veja no exemplo a seguir uma tabela dinâmica das mais simples. Os dados de origem estão à esquerda.

Captura_sem_título_011816_111703_AM

Agora que você já sabe o que é uma tabela dinâmica.

Para criar uma tabela dinâmica proceda da seguinte maneira:

1.Abra o arquivo desejado como base de informação;

2.Selecione o intervalo de dados nas células;

3.Clique no menu Inserir.

4.Clique na opção Tabela Dinâmica.

Será então mostrada a caixa de diálogo Criar tabela Dinâmica.

Nesta caixa de diálogo você deverá informar o intervalo da tabela que será analisada e determinar em que planilha você deseja criar a tabela dinâmica.

Se necessário, escolha a opção Selecionar uma tabela ou intervalo.

Na caixa de texto Tabela/Intervalo, digite o intervalo de dados da tabela;

Se necessário, selecione a opção Nova Planilha.

Exemplo:

Captura_sem_título_011816_112723_AM

Clique no botão OK.

Com isso, uma nova planilha será criada, com a estrutura da tabela dinâmica em branco, justamente com a lista de campos.

Na lista de campos você deverá configurar o layout desejado e opções de totalização.O layout da tabela dinâmica é na verdade a estruturação básica da tabela.

Captura_sem_título_011816_112831_AM

Se, na lista de campos, clicar o campo Departamento e move-lo para a área Filtro de Relatório. E, na lista de campos, clicar o campo Cargo e move-lo para a área Rótulos de Linha.Na lista de campos, clicar o campo Equipamentos e move-lo para a área Rótulos de Coluna. E, na lista de campos, clicar o campo Salário e move-lo para a área Valores, a estrutura da Lista de Campos deverá ser exibida com a figura a seguir:

Captura_sem_título_011816_113131_AM

Observe na planilha que temos alguns cabeçalhos, como mostrados abaixo:

Captura_sem_título_011816_113435_AM

Você pode alterar os campos para visualizar os dados que desejar em sua tabela. Para mais informações, clique aqui.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO